AQUI VOCÊ ENCONTRA ARTES, DERIVAÇÕES E ALOPRAÇÕES

Quem sou eu

Minha foto
Crato, Ceará, Brazil
Um buscador, nem sempre perdendo, nem sempre ganhando, mas aprendendo sempre

sábado, 24 de maio de 2008



PENSE NUMA “DOIDERA

A primeira vez que eu ouvi James Blood Ulmer foi no Sebo de Elite, em São Paulo, uma loja que eu trabalhei vendendo discos e livros. Era o ano de 1984 e eu estava farto daquela porcaria dos anos 80 que as gravadoras jogavam no mercado. Era o nascimento do chamado Brock, com umas merdas como Blitz e Biquíni Cavadão e outras estrangeiras como Duran Duram e toda aquela idiotice da New Wave.

Eu andava muito seletivo e confiava muito mais nos antigos do que nas novidades. Mas eis que aparece James Blood Ulmer em dose dupla: Are you glade to be in américa e Free Lancin’, duas pauladas no juízo. Era a fase em que o guitarrista americano, do Sul da Califórnia, misturava free jazz com funk, blues, surf music e música afro. Os dois discos traziam a mesma formação, com dois bateristas: Calvin Weston e Ronald Shanon; baixo: Amim Ali; duas guitarras: ele e Billy Patterson; sax alto: Oliver Lake; sax tenor:Dave Murrey e trumpet:Olu Dara.

Eu fiquei maluco com aquele som diferente de tudo o que eu tinha escutado até então. Um som cheio de groove afro, com andamentos malucos. Uns solos de guitarra completamente atonais e com divisões alucinadas, tocados com o dedão da mão direita de James Blood Ulmer, em uma birdland da Gibson, com som meio distorcido e um chorus levemente ativado em algumas passagens. Curiosamente o disco trazia duas músicas cantadas, dois funks de uma pegada de fazer inveja a Tower of Power ou Funkadelic, com James exibindo o seu vozeirão de música gospel. Já conhecia muita criatividade jazzística, como Sun Ra, Ornette Collemam e Art Ensemble of Chicago, mas aquilo era muito pra lá de aloprado. Os dois LPs importados não foram vendidos e acabe comprando aquelas duas pérolas.

Eles vieram comigo de São Paulo e quando eu montei a loja em Juazeiro, Et Cetera, eles figuravam como invendáveis, só para gravação. Pouca gente gravou e pouca gente entendeu aquele som. Hoje eu tenho alguns cds desse mago das harmolodics, uma composição que faz de uma harmonia várias vozes instrumentais em contra-ponto, sem necessariamente haver um acorde tocado. Invenção dele e de Ornette Collemam. James Blood Ulmer tem uma vasta carreira e uma vasta obra, sem nenhum disco lançado no Brasil. Em seus vários projetos: Odyssey, uma banda que mistura jazz, rock, blues e pop; Music Reveletions Ensemble, um trio maluco; Phalanx, banda de jazz, em que ele é um componente; esse genial músico universal surpreende sempre pela sua criatividade e originalidade. Qualquer disco dele é imperdível.

2 comentários:

Calazans Callou disse...

Boa Marcos, essas suas dicas sonoras são perfeitas para o enriquecimento dos ouvidos, vou a captura delas. Parabéns pelo blog.

Marcos Vinícius Leonel disse...

Valeu Calazans,
vamos marcar uma onda nessas férias.
vlw